close
helen_mariane_bordado_love-6-capa

Eu adoro trazer gente criativa e talentosa para falar aqui no Coruja Pop! Por isso vamos ter sempre entrevistas bacanas da nossa série #10PerguntasPara, com criativos e artesãos que admiro e vou conhecendo por aí. A crafter da vez é a Helen Mariane, ilustradora e bordadeira de mão cheia que faz peças lindas através da sua marca, a Bordado Love.

Quem é a Helen Mariane? 

Oie! Bom, tenho 2 horários – durante o dia trabalho como Analista de Departamento Pessoal e a noite faço o que realmente gosto: ilustrações, zines e bordados! Gosto muito de ler (livros de terror, mangás e quadrinhos), ir ao cinema, assistir animes, fazer compras nas minhas lojas favoritas (Daiso Japan e Fancy Goods) e fotografar minhas Blythes, que coleciono desde 2008.

helen_mariane_bordado_love (6)
Como começou a bordar?

Uns 6 anos atrás meu site favorito era o Flickr. Foi lá que vi alguns bordados diferentes, com motivos de tatuagens e pin-ups. Pesquisei mais e descobri que eram da Jenny Hart, uma americana que a meu ver é a precursora do bordado moderno! No site dela vi que ela vendia um kit (Stitch-It kit) para iniciante e foi com ele que aprendi a bordar. Assistia alguns vídeos no YouTube à medida que queria tirar alguma dúvida ou aprender algum ponto novo.

Quando começou a vender suas peças e abriu a Bordado Love?

Ano passado participei do meu primeiro evento com os zines e ilustrações e depois disso continuei produzindo… Já tinha um bom tempo que não bordava mas vi um gatinho bem fofo no Pinterest e resolvi bordá-lo – pronto, o vício retornou com tudo! Mas a Bordado Love é bem recente, só tem meses de vida


Quais tipos de produtos e serviços você vende?

Vendo bordados prontos para emoldurar, broches, zines, prints e adesivos. Pra quem quer aprender a bordar tenho o Kit de Bordado Livre – com os materiais necessários pra começar e 2 guias impressos de minha autoria com explicações dos pontos básicos principais e decorativos, diversas dicas, links para pesquisar etc. (PS da Ana: A Helen tem uma loja no Elo7, clique aqui para conhecer)



De onde você tira inspiração para suas peças?

Amo demais a cultura japonesa – principalmente a vertente kawaii – sou colecionadora de coisas fofas desde sempre, e isso se traduz nos desenhos e bordados.

Qual seu sonho para a Bordado Love? 

Meu sonho é abrir um armarinho… hehe! Venderia só coisas legais nele, como papelaria fofa, toy arts, pelúcias do Rilakkuma, todo tipo de aviamento, com espaço pra dar aulas e para vender produtos de outros artistas… Opa, acho que teria de ser do tamanho de um Armarinhos Fernando : D

O que uma pessoa precisa para começar a bordar?

Só ter vontade mesmo, não precisa ter conhecimento prévio de nenhuma técnica ninja especial… O Bordado Livre é bem tranquilo de aprender, pois não precisa contar fios ou comprar tecidos específicos.


Helen participou da Feira Kraft, em São Paulo

Para bordar, precisa saber desenhar?

Não precisa, você pode bordar qualquer desenho que quiser, basta transferir o mesmo para o tecido, pode utilizar carbono, papel vegetal, mesa de luz etc.

Fale um pouquinho sobre seus zines 

Finalizei meu 1º zine de desenhos kawaii – Daisuki (だいすき) em 2015 e depois disso tomei gosto pela coisa – tenho mais 4 zines até o momento: NEKO (ねこ), Daisuki x Hello Kitty, stay.cute e Insecta. Tem preview de todos eles no meu portfolio.

Gente, essa é a Helen! 😀

Que dica você dá para quem quer entrar no mercado criativo?

Conheço gente que cria muita coisa boa – artesanato, desenho, fotografia, origami etc – mas ainda não tem nem mesmo uma página com seus trabalhos no Facebook! É essencial mostrar seu trabalho. Se não gosta do Facebook coloque no Instagram ou no Behance por exemplo.

Helen, abre seu armarinho que eu vou estar lá na porta te apressando porque quero comprar logo umas fofuras! haha Adorei a entrevista e fico na torcida para que a Bordado Love cresça cada dia mais! :3 

E você, tem alguma pergunta pra Helen? Deixa aqui nos comentários que eu prometo repassar! ♥

Esse post foi originalmente publicado no meu outro blog, o Coruja Pop. (11/05/2016)

Tags : bordadoBordado LoveCoruja PopempreendedorismoHelen M
Ana Claudia

The author Ana Claudia

Jornalista, blogueira e batata-frita friendly. Adoro escrever sobre pessoas inspiradoras, ideias bacanas e coisas fofinhas. Sou uma pessoa legal, exceto quando estou com fome =x

Leave a Response