close
pare de planejar comece a fazer

Sim, foi isso mesmo o que você leu! Pare já de anotar, calcular, refletir, pesquisa e comece agora a FAZER!

Segundo o SEBRAE, 60% das micro e pequenas empresas fecham as portas por falta de planejamento. Planejar é o verbo do momento, pois ninguém quer ser pego desprevenido, certo? E isso é bom. Mas você já parou para pensar no que você tem adiado e usado o tal do planejamento como desculpa para isso?

Sim, tem muita gente usando o planejamento como uma desculpa para não começar. Ficam se preparando para “chegar chegando” no seu objetivo, mas esse dia nunca chega. É como se algo muito bom fosse acontecer um dia na sua vida, mas esse dia nunca chega.

Não é bacana viver assim. 🙁

Se você quer muito fazer alguma coisa na sua vida, já fez mil e quinhentos planos para começar, mas nunca chegou a realmente dar o pontapé inicial, ligue já o seu sinalzinho de alerta! 🚨 Você não começou por questões realmente estratégicas ou está usando o planejamento como uma desculpa para adiar esse momento?

Eu sei, as vezes dá medo de colocar os sonhos no mundo e eles não darem certo, não é? Medo de falhar, medo de se frustrar, medo das coisas não saírem tão bem quanto imaginamos… Mas isso é normal. Entenda que esse monstrinho chamado “medo” só tá ali tentando te proteger. A intenção dele é boa, só o método que é ruim.

Coloque seu monstrinho no lugar dele e dê logo esse primeiro salto rumo à realização! E tire proveito de todos os planos que eu sei que você fez! 😉 As coisas podem não dar certo logo no primeiro momento, mas no fim, tudo dá certo de alguma maneira.

Uma vez vi um vídeo da Marie Forleo que falava o seguinte:

Se você não tem vergonha da primeira versão do seu projeto, é porque você já começou ele tarde demais.

Essa é uma frase que você precisa refletir um pouquinho para entender. Não, ela não quis dizer que você não deve começar fazendo direito. É lógico que você deve começar fazendo o melhor que você pode! Mas se, anos depois, você olhar para aquilo e não perceber uma evolução, tem alguma coisa muito errada aí.

Eu acho que não usaria a palavra “vergonha”, mas algo mais próximo daquela risadinha amarela que a gente dá quando vê a nossa primeira tentativa de qualquer coisa. Tem um pequeno orgulho por ter começado, mas a gente sabe que hoje consegue fazer muito melhor. (Não sei se expliquei ou deixei tudo mais confuso agora! hahahah)

Outro fato importante é que a ‘primeira versão’ não precisa ser aquela que você investe milhões e acredita que vai salvar o mundo. Ela pode ser apenas o seu primeiro passo, de onde tudo vai começar. Mas é imprescindível que ela exista. Seu primeiro passo precisa existir para que a sua caminhada tome forma e te leve para onde você quiser.

Eu acredito que você consegue! Então vamos lá: comece hoje mesmo a realizar seus sonhos! ❤

Tags : fazerplanejarsonhos
Ana Claudia

The author Ana Claudia

Jornalista, blogueira e batata-frita friendly. Adoro escrever sobre pessoas inspiradoras, ideias bacanas e coisas fofinhas. Sou uma pessoa legal, exceto quando estou com fome =x

7 Comments

  1. Ou : ” antes feito que bem feito”.
    Sempre me preocupo com essas coisas na Alpaka, mas sempre que lanço algo fico nervosa. :/ Quantos produtos lançamos e depois vimos como podia ser diferente. Aí aprendemos e no próximo ajusta 🙂

  2. Menina eu precisava ler isso hoje! Acho que é exatamente como você disse, a gente fica adiando as coisas por planejar demais e nunca chegar na parte do: vamos fazer.

    Adorei o texto :*

    1. Oi Nary! Que bom que ter aqui no meu cantinho! ❤
      Fico feliz que você tenha gostado do texto! Que a gente consiga cada vez mais partir logo para o fazer. 🙂
      Bjs!

  3. Ai, eu queria ter lido isso há uns 5 anos atrás! ahahahah
    Já tive tantos planos que você nem imagina! O Awn! foi o primeiro a sair do plano das ideias pra virar algo concreto… não foi fácil, mas hoje vejo que é recompensador em vários sentidos, então apoio demais colocar qualquer projeto em prática, sempre, o quanto antes! <3

    1. Olha, se você for como eu, eu imagino sim! hahaha E o Awn! é um projeto maravilhoso, fico feliz demais que ele tenha saído do papel e esteja crescendo tanto assim! 😉 E bora colocar mais projetos em prática! =D

  4. Nossa, concordo totalmente! Esta há uns meses com vontade e planejando voltar pra blogosfera e agora eu voltei. Começando com muito medo de dar tudo errado e ter pouco, ou zero, reconhecimento, mas quero seguir em frente nisso. Ótimo post!
    http://www.sextadimensao.com/

Leave a Response